Contato       Doações      Associe-se       Login       

Grupos Presenciais

Grupo de Acolhimento

O Grupo de Acolhimento para pessoas com esquizofrenia foi criado em 2005 a partir de uma parceria entre o PROESQ da UNIFESP e a ABRE.

É um grupo aberto, destinado a pessoas de quaisquer serviços da rede de saúde mental. Em encontros semanais com uma hora de duração, constitui-se como um espaço potencial para trocas e discussões onde a partir da própria experiência e da escuta da experiência do outro, portadores discutem questões relativas à vivência do adoecimento e suas consequências no cotidiano. Os objetivos são: proporcionar aos participantes um espaço de acolhimento e sustentação para trocas, reflexões e busca de alternativas frente às adversidades; fortalecer os participantes para o enfrentamento das dificuldades, considerando sua singularidade; incentivar a construção e ativação de uma rede de apoio dentro e fora do grupo. O grupo tem como princípio o diálogo colaborativo e os temas a serem discutidos são espontaneamente trazidos pelos participantes. Relacionamentos, família, trabalho, tratamento, sintomas, estigma e discriminação, autoestima, projetos de vida, recoverysão os temas mais abordados.

O participantes de ambos os sexos, idades variadas e em diferentes estágios da doença contribuem para uma maior diversificação e enriquecimento da dinâmica. A entrada no grupo se dá através de encaminhamentos feitos por profissionais da área da saúde ou por demanda espontânea. Atualmente o grupo conta em média com 15 participantes.A coordenação é feita por dois profissionais de saúde mental em parceria de pessoas de pessoas com esquizofrenia, que assumem um papel de facilitadores nas discussões. Esses têm a função de facilitar a comunicação e auxiliar o grupo no cumprimento de seus objetivos, além de favorecer para que as trocas ocorram a partir das experiências dos participantes e não das respostas dos coordenadores. A equipe de coordenação e facilitadores se reúnem semanalmente para conversar sobre as questões referentes ao papel de facilitação. O grupo é também um espaço de capacitação de estagiários de graduação e alunos de especialização em saúde mental para, através do processo vivencial, assumirem a função de facilitadores.

O Grupo de Acolhimento é uma atividade que também tem contribuído para promover a validação do lugar de autoridade das pessoas com esquizofrenia/facilitadores que hoje ocupam esse lugar em ações do PROESQ e da ABRE em nível nacional e internacional.

Do ponto de vista das avaliações dos participantes, o Grupo de Acolhimento contribui significativamente para a diminuição do sofrimento de pessoas com esquizofrenia, tornando-se possível uma melhor compreensão de sua doença e tudo que a envolve. Além disso, através do apoio, da participação efetiva e da construção coletiva do conhecimento, suscita nos participantes um senso de pertencimento e favorece a construção de esperança realista frente à vida. Através de participação no grupo, torna-se mais possível a busca por desejos, interesses e projetos que possam existir para além da doença, garantindo o espaço para a diversidade e singularidade. Facilita-se também a busca de alternativas para uma melhor qualidade de vida e consequente melhoria da condição de sua inserção social. Os participantes vivenciam um processo de empoderamento, passando de pacientes a colaboradores, sendo protagonistas não só de seus projetos terapêuticos, mas essencialmente de suas vidas. Vale ressaltar que todos os assuntos abordados nas discussões do Grupo de Acolhimento são mantidos sob sigilo, e que, a cada final de mês, na última quinta-feira, é feita uma festinha, oportunidade em que são comemorados os aniversários das pessoas desse mês.

Local: PROESQ – Programa de Esquizofrenia da UNIFESP/EPM

Endereço:Rua Machado Bittencourt, número 222

Estação do Metrô: Santa Cruz

Coordenação: Anna Miranda, Glaucia Ribeiro de Assis e José Orsi.

Supervisão: Cecília Villares.

Veja o calendário de atividades

Grupo Livre de Arte

A Oficina Livre de Arte da ABRE, tem como objetivo primordial promover a integração entre pessoas com esquizofrenia e o público em geral, estimulando a criatividade através de experimentações artísticas. Foi estabelecido um programa e cronograma para as atividades artísticas propostas, sendo feita uma parceria com a Associação Paulista de Belas Artes (APBA) que cedeu as dependências da sua sede para a realização do projeto.

A esquizofrenia é um desafio frente à vida das pessoas afetadas, seus familiares e para os profissionais de saúde. Além da estabilização da doença entendemos que é fundamental estabelecer relações que possibilitem repensar as experiências com a esquizofrenia de forma a ter uma vida com qualidade e que contribuam para reduzir a vivência com estigma, que é a ênfase desse projeto.

A Oficina Livre de Arte da ABRE visa oferecer um espaço de experimentação artística através de técnicas de desenho e pintura. As atividades são orientadas por um professor e um facilitador, que também faz o papel de coordenador. As aulas tem a duração de três horas, com metodologia que usa os procedimentos e técnicas consagradas para que as pessoas possam dar vazão às suas capacidades criativas.

O fazer artístico inicial adotado usou o método de Betty Edwards para integrar os dois hemisférios do cérebro. Usando para isso o desenho de observação, como o cego total e parcial, de contorno lento e rápido, com o uso de materiais diversos como pontas de gravite, carvão e pastel nos papeis sulfite, canson, jornal ou kraft e pintura (guache) monocromático e colorido. São oferecidas ainda noções de história da arte e visitas monitoradas a museus e exposições.O modelo das sessões tem como objetivo, atender a um grupo de até quatorze participantes, misto, com pessoas que tenha transtorno mental ou não, e sendo realizados semanalmente, no formato de exposição oral teórica e aplicação prática dos conceitos.

Local: Sede da Associação Paulista de Belas Artes

Endereço: Rua Conselheiro Crispiniano, número 53

Estação do Metrô: Anhangabaú

Veja o calendário de atividades

Dixit Consultoria & Design -  CopyRight TM 2014 (Política de Privacidade)