Contato       Doações      Associe-se       Login       

Projetos

Projetos do Período 2011/2012

Rede Estruturada de Associações em Saúde Mental

Este projeto está sendo realizado em parceria com o Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo e tem como objetivo implementar uma rede estruturada de associações em saúde mental por meio de um processo colaborativo e organizado, promovendo a melhoria da qualidade de vida de pessoas com esquizofrenia e seus familiares. Este processo colaborativo estará consubstanciado na formação e consolidação de redes sociais, que promovam um processo coletivo de capacitação, a partir de relações cooperativas e a emergência de uma agenda comum para promover ações conjuntas locais e nacionais representativas.

Temos hoje 148 associações mapeadas no Brasil, número muito aquém das reais necessidades deste público alvo. Com as decisões do Governo Brasileiro de universalizar a internet banda larga, ações em rede como as propostas neste projeto se coloca como inovação no campo dos movimentos sociais organizados.

Os transtornos neuropsiquiátricos são uma das maiores causas de anos de vida perdidos por incapacidade. O estigma, o desconhecimento e falta de informações sobre as condições de vida destas pessoas e seus familiares os colocam à margem da sociedade, de forma a não terem os seus direitos respeitados e a não terem voz nas decisões que interferem diretamente na qualidade de suas vidas.

As associações de pessoas com transtornos neuropsiquiátricos e seus familiares são fundamentais para a promoção da qualidade de vida, a defesa de direitos na saúde mental e o exercício da cidadania. No presente momento, no Brasil, não existe uma articulação entre essas associações em torno de interesses e ações em comum.


Conscientização em Esquizofrenia na Internet e Mídia Social

A esquizofrenia afeta aproximadamente 0,7% da população adulta brasileira. Estudos abordando o prognóstico demonstram que diagnóstico e tratamento precoce da doença é uma das melhores estratégias para ajudar pacientes, desde que neste estágio seja possível uma boa adesão aos tratamentos. Este projeto (financiado pela Johnson & Johnson e The Resource Fundation) procura aumentar a conscientização da importância dos cuidados na esquizofrenia dentro da comunidade e para os pacientes bem como seus familiares. Assim, seus objetivos são:
 

  1. Aumentar a conscientização da doença: contribuindo para diminuir o estigma com informações realistas e com mensagens de esperança dentro da realidade objetiva do contexto brasileiro;
  2. Aumentar a conscientização do diagnóstico precoce: desmistificar a experiência dos sintomas psicóticos e indicar os melhores caminhos de ajuda na rede de serviços de saúde mental;
  3. Aumentar a conscientização da intervenção precoce: contribuir para a construção de ampliação de redes sociais que facilitem o processo dos tratamentos e reintegração social dos pacientes e familiares, contribuindo para diminuir o tempo de psicose não tratada no contexto brasileiro.

  • Projeto de Educação Anti-Estigma com Protagonismo de Pessoas com Esquizofrenia – PRONEX - 

Estamos participando deste projeto desenvolvido pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo que pretende avaliar a eficácia de três diferentes intervenções dirigidas a grupos críticos afetados pelo estigma: estudantes de medicina, familiares e pessoas com esquizofrenia. Seus objetivos são:

  1. Avaliar se aulas com a participação de pessoas com esquizofrenia reduz o estigma dos alunos de medicina em relação à doença, comparado com aulas convencionais.
  2. Avaliar se palestras abertas com a participação de pessoas com esquizofrenia melhoram o conhecimento e as atitudes da comunidade e contribuem para reduzir o estigma de familiares e o autoestigma de pessoas com esquizofrenia em relação à doença.
  3. Avaliar se um grupo de psicoeducação para pessoas com esquizofrenia, facilitado por pessoas com esquizofrenia, contribui para a recuperação e promove o empoderamento dos participantes.

 

 

 

Dixit Consultoria & Design -  CopyRight TM 2014 (Política de Privacidade)