Contato       Doações      Associe-se       Login       

Movimento Internacional

O Movimento para a Saúde Mental Global é uma rede de pessoas e organizações comprometidas com o aumento da disponibilidade, acesso e qualidade de serviços para pessoas com transtornos mentais em todo o mundo.
Particular ênfase é colocada em países de baixa e média renda, onde os serviços são geralmente escassos. Dois princípios são fundamentais para o Movimento: evidências científicas e os direitos humanos.

O Movimento foi concebido como uma estratégia a ser seguida pelos autores de uma série, Lancet de 2007, a qual culminou em uma chamada para ação para promover serviços para pessoas com transtornos mentais.

No início não existia nem uma secretaria formal nem um orçamento. Através do voluntariado o Movimento foi gradualmente crescendo a um estágio onde membros são capazes de compartilhar ideias, iniciar atividades e obter recursos, frequentemente em parceria com outros membros. Desde o seu início, o Movimento cresceu alcançando uma associação de 1.304 indivíduos e 77 instituições (31 de Julho de 2010). Mais da metade dos membros são mulheres e aproximadamente 40% vivem em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. É importante notar a significante representação de várias instituições de saúde mental, incluindo pessoas afetadas por transtornos mentais, que constituem mais de um quarto da associação.

O Movimento é uma estratégia a ser seguida para chamar atenção das autoridades para aumentar serviços para pessoas com transtornos mentais. A filosofia central do Movimento é estreitar a plataforma na qual todas comunidades de saúde mental possam contribuir para uma tomada de ação coletiva para saúde mental global. Transtornos mentais são invisíveis em muitas sociedades e o Movimento pretende tornar a causa visível para todos, principalmente para a ação pública. Para alcançar essa meta o Movimento está unindo esforços com a Federação Mundial de Saúde Mental (WFMH).

 

 

 

Dixit Consultoria & Design -  CopyRight TM 2014 (Política de Privacidade)